Anúncios enganosos: a mesma empresa, com vários nomes e vários anúncios de emprego diferentes

Fiquei indignada com o que se passa nesta "empresa" e resolvi criar este blog como forma de alerta!
A empresa pelos vistos tem o nome de DRAGÃO – MARKETING E PUBLICIDADE lda . Inicialmente situava-se na RUA DE CEDOFEITA Nº455, 2º andar, sala 18 no PORTO, mas devido aos vários comentários a circular na internet de pessoas que foram às entrevistas, ultimamente vai adoptando vários nomes e mudando de morada com frequência nos anúnios de emprego que publica na internet.
O "EMPREGO" QUE OFERECEM NÃO PASSA DE UMA FORMA DE PÔR PESSOAS A VENDER PORTA-A-PORTA, EM NOME DE EMPRESAS/INSTITUIÇÕES DE SOLIDARIEDADE E OUTRAS.
Eu respondi a um anúncio de um site de emprego para o lugar de Gestor júnior. No primeiro dia fazem uma entrevista rápida com alguém estrangeiro que fala tão rápido que mal se percebe o que diz, nesta caso uma espanhola, dizem que procuram uma pessoa que independentemente da formação, tenha vontade de trabalhar e de ter uma formação com eles em várias áreas para depois acabar por se tornar um "gestor" e chegar rapidamente aos lugares de topo. Dizem que só ligam para nova entrevista caso tenhamos o perfil que procuram. Parece tudo muito profissional, e chegam a fazer as perguntas típicas das entrevistas, como por exemplo: "defina-se com 3 adjectivos" etc etc.
Logo no mesmo dia, ao fim da tarde, ligaram-me a dar os parabéns, dizendo-me que tinha uma segunda entrevista marcada para o dia seguinte de manhã e para levar roupa formal, uma caneta e sapatos confortáveis. Achei muito estranha a conversa dos sapatos, mas enfim, lá fui...

No dia seguinte, como é uma empresa de marketing, dizem ter uma forma diferente de fazer a entrevista e que esta será feita na rua, sendo eu acompanhada por um "supervisor" que me irá avaliar. Levo um bloco e uma caneta para a tal "avaliação" para escrever no bloco as respostas às perguntas que este me vai fazendo.

Depois de muita conversa, perguntas sempre com um ar muito profissional, paramos numa esplanada para falar melhor e quando o fulano me faz a descrição daquilo que será o meu emprego, começa a ser tudo muito exagerado e soando muito fácil: números muito exagerados de ganhos, informações acerca da empresa etc, salários de 150-250 euros por semana só no primeiro mês. Até que, depois de 1 hora e tal de conversa, e estando eu a pontos de me ir embora por desconfiar de tudo aquilo, chega-se à parte de "ir para o terreno".
E percebo que isto é: BATER ÀS PORTAS DAS PESSOAS E VENDER À COMISSÃO. Eu não vejo mal nenhum em vendas porta-a-porta, se forem honestas e se realmente existir o pagamento das comissões, desde que devidamente identificadas nos anúncios publicados, legais e sem que ninguém seja chamado para entrevistas sem saber minimamente ao que vai. O que me leva a pensar que se fossem vendas legais e cumprissem as leis do trabalho, não seriam necessários esquemas manhosos para chamar as pessoas para entrevistas. Por isso muita atenção!!

Quando questionado o indivíduo que me está a fazer a "entrevista" sobre a falta de lógica de um futuro gestor começar por fazer vendas porta-a-porta, é-me dito que se trata apenas de uma fase inicial do emprego para se conhecer melhor a forma como a empresa trabalha, mas que logo se passará a outras fases de formação até chegarmos a ser um gestor multifacetado (o que aconteceria no máximo em 12 meses), com salários espectaculares.

É um belo esquema para enganar/aliciar as pessoas que se candidatam a anúncios para os mais variados lugares, onde nunca nada é dito sobre vendas porta-a-porta. Já para não falar que eles usam nomes como a Unicef, Cruz Vermelha, EDP etc para aliciar as pessoas!

Ao que parece esta empresa usa vários nomes distintos que vai inventando, "fabrica" sites na internet para cada nome e vai mudando de escritório na zona do Porto. Segundo vão dizendo nos comentários adopta nomes como Musketeers, Scenario Group DP, Capital Prodigy, etc etc

ATÉ JÁ COLOCAM ANÚNCIOS NO LINKEDIN!!!

Espalhem a palavra e deixem aqui comentários para ajudar a acabar com este tipo de situações que só fazem perder tempo e gastar dinheiro a pessoas que estão desempregadas e com falta de esperança no futuro!





DENUNCIAR

Este blog existe desde 2012, o que significa que, pelo menos, desde essa altura que o procedimento desta "empresa" se mantém o mesmo, o que se pode perceber pela quantidade de comentários que é deixada aqui.

O meu apelo para tentar acabar com isto é que cada uma das pessoas que se sente enganada faça uma queixa no site da AUTORIDADE DO TRABALHO, deixo o link abaixo. Como os nomes usados nos anúncios de emprego que publicam deve ser falso, na queixa (que é confidencial) indiquem a morada que vos é fornecida, os nomes das pessoas que vos contactam e os telefones.

http://www.act.gov.pt/(pt-PT)/Itens/QueixasDenuncias/Paginas/default.aspx

Eu senti-me enganada quando aconteceu comigo, vamos pelo menos denunciar, assim fazemos a nossa parte! Vivemos num país com instituições que zelam pela legalidade. Se receberem uma queixa de cada uma das pessoas que tem passado por aqui, já seria algo muito significativo. Não podemos permitir que isto se arraste ao longo dos anos!


segunda-feira, 20 de maio de 2013

Novos nomes: "Freestyle" e "Trabucaqui"

Mais recentemente estes nossos amigos usam o nome "FreeStyle" e "Trabucaqui", na morada Duque de Saldanha, 293 !
Com estes nomes também começa a ficar cada vez mais óbvio que não pode ser coisa séria. Trabucaqui?!. e criaram um Facebook para este último: https://www.facebook.com/Trabucaqui


Neste site também são denunciadas estas empresas, por pessoas que passaram por lá: http://ganhemvergonha.pt/tagged/testemunhos

34 comentários:

  1. Novo Nome: Capital Prodigy

    Agora na Rua da Paz nº66, sala 35, Edifício Park no Porto.

    Concorri a uma vaga para supervisora de eventos e fui imediatamente contactada para entrevista que aconteceu hoje às 17h... Não preciso descrever o que aconteceu nem o que foi dito pois já li aqui vários testemunhos iguais ao que eu assisti...Patricia Fernandes de 24 anos...a tal Gestora...Carolina (24 anos, Directora Financeira da filial em Milão!), um Cabo-Verdiano e uma Espanhola... Não me vão ligar para a 2ª entrevista que seria amanhã, pois tive oportunidade de ir tomar café com a tal Carolina e lhe demonstrar as minhas desconfianças...Referi que tive receio que fosse um esquema como a Dragão Porto...e claro está....ela defendeu com unhas e garras a Dragão Porto...e lá se foi a máscara ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. obrigada Marita por partilhares.

      Eliminar
    2. Boa tarde,
      Ainda hj fui contactada para comparecer numa entrevista a essa mesma empresa.. mas n me disseram o nome exato!sei que terminava em solution...
      cOLOQUEI no google a morada e que vim aqui parar..
      De seguida liguei para la e disseram me que era Capital Prodigy.. no meu caso a vaga era para atendimento ao cliente???
      Pode explicar me como foi a sua entrevista?

      Eliminar
    3. Fui contactada para uma entrevista hoje, pela Musketeers, para uma vaga para atendimento ao cliente.
      Depois do que li aqui desisti completamente de lá aparecer. Sou desempregada mas o meu tempo também é valioso para o perder com empresas deste género.
      Não há ninguém que as pare?

      Eliminar
  2. Eu concorri a uma vaga para sales assistant e ligaram-me agora, uma tal Carolina que tinha um sotaque qualquer, ou seja nao era portuguesa. Deu-me essa morada e disse para estar lá amanhã ás 15:15h. Eu vim a net pesquisar sobre a morada e deparo-me com isto... Pode-me explicar o que se passou em concreto quando lá foi?

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Também a empresa iconics faz parte? Deram me esta morada para entrevista..para gestora de eventos... obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foste à entrevista? Eu fui contactada para uma entrevista amanhã!

      Eliminar
    2. Eu também e a empresa chama-se Thylo e é de recrutamento... Sabem mais

      Eliminar
  5. Recebi uma chamada para uma entrevista neste mesmo local onde descrevem, isto é um esquema de empresas fraldulentas? Expliquem por favor :/

    ResponderEliminar
  6. olá boa tarde. tb fui contactada e agora estou na dúvida sobre o que é. quais são os esquemas que eles fazem?
    obrigada,
    margarida

    ResponderEliminar
  7. Boa tarde,

    estou a ver que fui mais uma a ser contatada. No meu caso candidatei-me a uma vaga de formador, o qual me ligaram hoje para uma entrevista na próxima semana na morada já referenciada, e ao fazer uma pesquisa deparo-me com estes comentários o qual me deixam de pé atrás.

    Quem já foi à entrevista, qual o conceito e porque dizem que é uma empresa de esquemas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Eu também fui contatada para a mesma empresa de nome Pitch, mas não estou a entender estes comentários, afinal há fraude?

      Eliminar
    3. Também fui contatada pela mesma empresa de nome Pitch, mas também não consegui ainda perceber se existe algum tipo de fraude. Alguém pode ser mais explícito e descrever o que realmente se passa nas supostas entrevistas?

      Eliminar
  8. Ola boa tarde.

    Acabei de ser contactada para ir a uma entrevista amanhã nesta morada. Pesquisei na net e cheguei até aqui. Podem-se explicar o que se passa pf?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola! Chegaste a ir à entrevista? é que tenho la uma amanha, queria saber se realmente vale a pena ou nao.

      Eliminar
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  10. Fui contacta à 19h para fazer entrevista amanhã... a custo consegui sacar o nome da empresa uma vez que referi que estava a 200 kms e que para ir a uma entrevista para um lugar que estavam a oferecer porque tinham tido acesso ao meu CV, numa base de dados de uma página de emprego onde estava registado, gostava de saber quais as funções que propunham executar. Não sabiam detalhes e só na entrevista... consegui convencer a senhora e ela diz que iria falar com a responsável de recursos, mas não sabia quando, uma vez que era difícil falar a mesma. Despediu-se com votos de bom fim de semana e que entrará em contacto comigo posteriormente para marcar entrevista... Deduzo que a semana que vem serei contactada para realizar a dita entrevista... Pelos depoimentos e denuncias que encontrei apenas com o nome da empresa, acho que vou dizer que com certeza irei fazer a entrevista, mas acompanhada do meu advogado e da autoridade para as condições de trabalho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu recebi tambem um telefonema da musketeers para uma entrevista na segunda, apos ler estes comentarios e noutros blogs fiquei com um bocado de receio de comprarecer na entreista.. Podem explicar de que se trata esta empresa que afinal tambem e capital prodigy etc?

      Eliminar
  11. tmb foi contatada, mas aqui so fazem alertas e ninguem sabe dizer o que se passou, queria muito saber...

    ResponderEliminar
  12. eu recebi um telefonema para uma entrevista amanhã às 15:00h, nesta mesma morada. perguntei à sra. se o emprego era para vendas e ela disse-me que era para v´ários departamentos.vim pesquisar a morada e deparo-me com isto.acho que é melhor não aparecer...

    ResponderEliminar
  13. boa tarde recebi agora um telefonema pa atendimento ao publico pesquisei a morada e venho de encontrar estes comentarios , como só tenho 18 anos fico um pouco preocupada e muito de pé atras ...
    ja nem sei se vale a pena ir , agradecia mais explicaçoes

    ResponderEliminar
  14. MSI4Portugal é fraude ou não? Recebi ontem um telefonema para uma entrevista e decidi pesquisar o nome da empresa no google até que vim dar a esta blog. Após ler alguns comentários fiquei um bocado de pé atrás com a situação. Alguém tem informações sobre esta empresa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Tânia.

      Gostaria de saber se chegou a seguir para a frente com esta candidatura e se se revelou, ou não, uma fraude.

      Muito obrigado,
      Cumprimentos,
      Vitor

      Eliminar
    2. Boa tarde. Sou o gerente da MSI4Portugal e se alguém tiver duvidas sobre quem somos pode contactar-nos na nossa sede social indicada no nosso site. Obrigado e Cumprimentos. Oliveira e Silva.

      Eliminar
  15. Estive na Musketeers nesta semana e é isso mesmo... pena... enganam as pessoas... não podemos fazer nada? Denunciá-los? É um absurdo chamarem isto de empresa... utilizam indevidamente nomes de grandes como a Cruz Vermelha e a Unicef para conseguir dinheiro fácil... uma vergonha!!!!

    ResponderEliminar
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  17. Boa tarde, eu fui hoje a um casting para a agência MSI4portugal e so depois de la ter ido e de lhes ter pago 30 euros é q comecei a desconfiar, queria saber o que me podem dizer acerca dessa agência.

    ResponderEliminar
  18. Esta agência possui mais de 20 clientes, com parcerias como a Sonae Sierra. A Daniela pagou 30 Euros por uma sessão fotográfica e um contrato de agenciamento de 5 anos.

    ResponderEliminar